sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Novembro Azul

E chegou a vez dos homens terem um mês no ano dedicado a campanhas relacionadas à sua saúde, em especial ao câncer de próstata. Durante o mês de novembro, conhecido como “Novembro Azul”, diversas campanhas são realizadas para alertar aos homens sobre os cuidados que devem ter com sua saúde e a ida ao médico para exames de prevenção.

O exame de toque ainda pode ser considerado por muitos um tabu, onde impera os pensamentos errôneos de “não me toque, não me rele”, “aí é só saída”, “nem pense em encostar seu dedo aí”, mas não há outro modo, ainda, de se examinar a tal da próstata. Talvez num futuro breve haja algum scanner poderoso capaz de identificar tudo o que há de errado no corpo humano. E alguns médicos já começam a aconselhar os homens a não esperar pelos 40 anos, mas se possível, ir antes para prevenir.

A ideia de Novembro Azul é disseminada em muitos países e isso tem gerado movimentos interessantes que buscam espalhar a ideia e tentar tirar esse tabu da cabeça masculina. É o caso do Movember, um movimento que surgiu na Austrália em 2003 e que além de campanhas relacionados ao câncer de próstata, também realizam palestras sobre câncer nos testículos, depressão nos homens e outros cuidados com a saúde.

No Brasil ainda é um pouco novo e algumas pessoas desconhecem a existência do Novembro Azul e suas ideias. Por isso tente tirar um pouco o pensamento jurássico sobre saúde masculina e procure fazer exames, não apenas relacionados ao câncer de próstata, mas de vários outros.

Fonte: Diogo Travagin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doação de agasalhos

O Núcleo Acadêmico do Simers e o Hub de solidariedade, em parceria com o Diretório Acadêmico da Universidade de Santa Cruz do Sul, entre os ...