O uso da arte como método terapêutico traz consigo as terapias expressivas que permite o homem expressar e ao mesmo tempo perceber os significados atribuídos a sua vida.
Com o intuito de melhorar a autoestima, autonomia e qualidade de vida do usuários algumas palavras chaves norteiam o desenvolvimento deste projeto: expressão de sentimentos e expressão corporal, criatividade e superação de desafios.
O teatro para pessoas em tratamento de câncer é um recurso terapêutico e de expressão riquíssimo, um veículo de comunicação diversificado, que proporciona o treino de habilidades multidimensionais, qualidade de vida e auto cuidado, elevando a autoestima, pois cria um espaço de reflexão a respeito dos valores pessoais e da história de vida de cada participante, promovendo a consciência corporal, a auto percepção, à socialização, a troca de experiências no contexto grupal, auxiliando na vivência mais consciente do próprio cotidiano.
O espaço de grupo torna-se enriquecedor no tratamento, pois fornece aos pacientes e aos profissionais ligados a atividade, meios de interação e participação saudável na sociedade, valorizando a vivência humana, suas histórias, angústias, alegrias, desejos, sonhos, saudades, sabedoria e talentos.
São espaços nos quais o usuário vem apresentar seu potencial sadio e suas necessidades de tratamento, através de construções, expressões e formas de relacionamento.
O teatro é um poderoso meio para gravar na sua memória um determinado tema, ou para leva-lo, através de um impacto emocional, a refletir sobre determinada questão moral. Esta é, portanto, uma questão assente ponto do qual podemos partir para examinar os aspectos práticos, de sua utilização.
Dessa forma o Projeto Expressando Criatividades da AAPECAN de Santa Cruz do Sul leva através da arte, mensagens de orientação sobre a detecção precoce do câncer para o aumento das chances de cura e sobrevida, já que a cura de qualquer tipo de câncer é tanto maior quanto mais inicial é a fase em que são diagnosticados e tratados.
Grasiela Kappaun, psicóloga da AAPECAN Santa Cruz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário