quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Aapecan, alertam para os riscos aos cânceres oriundos do tabagismo

Já está em circulação uma campanha, da Aapecan, que contempla diferentes níveis de prevenção, intitulada “Nós acreditamos que a prevenção salva vidas”. Entre os objetivos, está o de levar para a população a informação necessária para que ela tenha conhecimento sobre como se prevenir e ter uma vida mais saudável e com uma melhor qualidade de vida.

Neste sentido, é importante falar sobre os cânceres de cabeça e pescoço (englobados os de cavidade nasal, seios da face, boca, laringe e faringe) e de pulmão, aproveitando também a data do dia 29 de agosto que marca o Combate ao Fumo, lembrando que o desenvolvimento destes tipos de Câncer tem relação em grande parte com o tabagismo.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Câncer de Pulmão (Traqueia, brônquios e pulmão) é o terceiro mais frequente entre os homens na tabela nacional (esperam-se cerca de 17.760 novos casos para 2020). Porém, no Sul do país ele ocupa a segunda posição nos números de casos. Entre as mulheres, esse tipo de Câncer ocupa o quarto lugar no resto do país, e o terceiro lugar no Sul do Brasil (estima-se cerca de 12.440 novos casos para 2020), excetuando-se os de Pele. No Rio Grande do Sul, deste tipo de Câncer são esperados cerca de 3.740 casos novos.

Entre os usuários ativos da Aapecan Santa Cruz do Sul, 30% estão em tratamento para Câncer de Pulmão ou Cabeça e Pescoço. Entre os usuários ativos da Aapecan Lajeado, 15% estão em tratamento para estes mesmos cânceres. Porcentagens importantes.

Entre os fatores de risco que estão ligados ao desenvolvimento destas doenças temos o tabagismo, que aumenta em 90% as chances de desenvolver um Câncer de Pulmão; o tabagismo passivo, que também têm três vezes mais chances de desenvolver o mesmo tumor. Sendo que cachimbos, charutos e o narguilé também possuem risco de contribuições; a exposição contínua a poluição do ar; infecções pulmonares repetidas; e fatores genéticos. Nas neoplasias de cabeça e pescoço, o alcoolismo é também um fator de grande influência.

A maioria dos diagnósticos desses cânceres levantam o dado da falta de sintomas na fase inicial. Por isto, a Aapecan, por meio de campanhas, faz alertas importantes sobre prevenção, distribuindo materiais informativos com dicas sobre os fatores de risco e a importância de adotar hábitos saudáveis, assim como consultar com o médico regularmente, visitar o dentista com frequência, ficar atento a perda de peso sem motivo, mudança na voz, e dificuldade em deglutir ou mesmo falta de ar.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doação de agasalhos

O Núcleo Acadêmico do Simers e o Hub de solidariedade, em parceria com o Diretório Acadêmico da Universidade de Santa Cruz do Sul, entre os ...