sábado, 9 de julho de 2011

Você tem dúvidas sobre a doação de medula óssea? A Aapecan responde!

O que é medula óssea?
A medula óssea, encontrada no interior dos ossos, produz os componentes do sangue, incluindo as células brancas, agentes mais importantes do sistema de defesa do nosso organismo.

Quem necessita do transplante de medula óssea?
Pacientes com produção anormal de células sanguineas, geralmente causadas por algum tipo de câncer no sangue, como, por exemplo, leucemias. Além de portadores de aplasia de medula, ou pacientes cuja medula tenha sido destruída por irradiação, etc.

Quais são as chances de encontrar um doador compatível?
Estima-se que seja por volta de 35% entre doadores parentes e de 0,1% entre pessoas não aparentadas. A compatibilidade é medida pela semelhança de antígenos entre doador e receptor. 

O que acontece se não há um doador compatível entre os familiares?
Procura-se um doador compatível num Banco de Medula Óssea. O Banco necessita de um número elevado de voluntários para aumentar a possibilidade de encontrar um doador compatível.

O que acontece com o doador antes da doação?
Ele passa por um exame clínico para certificar seu bom estado de saúde. Não há nenhuma exigência quanto a mudança de hábitos de vida, de trabalho ou de alimentação.

               Como a medula é removida?
Os doadores passam por uma pequena cirurgia de aproximadamente 90 minutos. São feitas de 4 a 8 punções na região pélvica posterior para aspirar a medula.


     Qual a quantidade de medula extraída?
É retirada do doador a quantidade de medula óssea necessária, menos de 15%.

Como os pacientes recebem a medula óssea?
Depois de um tratamento que destrói a própria medula, o paciente recebe uma nova medula por meio de transfusão.


O número de pessoas cadastradas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea passou de 12 mil, em 2000 para quase 2 milhões em 2011, fazendo com que o Brasil alcançasse o terceiro lugar no ranking dos doadores voluntários de medula, atrás de Alemanha (3,5 milhões) e Estados Unidos (5,2 milhões)


Quem pode doar?
Qualquer pessoa com idade entre 18 e 55 anos, e estar com boa saúde.

Quem não pode doar?
Não poderá ser doador, quem já possuiu, ou possui doenças como: hepatite B, hepatite C, sífilis, chagas, HIV, leucemia ou algum tipo de câncer no sangue.

Em duas semanas, a medula transplantada já estará produzindo células novas e o doador está apto a voltar a sua rotina no período de 24 a 48 horas, tendo sua medula recomposta em menos de um mês.


‘‘Milhares de pessoas tem uma única esperança de cura.
Seja um doador voluntário de medula óssea!’’


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doação de agasalhos

O Núcleo Acadêmico do Simers e o Hub de solidariedade, em parceria com o Diretório Acadêmico da Universidade de Santa Cruz do Sul, entre os ...