quinta-feira, 11 de março de 2021

Mês da mulher: comemoração e autocuidado

No mês que marca o dia da mulher, a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer retoma a importância do autocuidado. Estamos num mês comemorativo onde se celebra as lutas das  mulheres e os direitos que foram sendo conquistados. Junto com este marco, é fundamental lembrar inclusive do direito à saúde e ao bem estar, afinal, para seguir lutando e  conquistando todo o respeito que a mulher merece, é necessário ter saúde.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer - INCA, no Brasil, os cânceres que mais acometem mulheres são o de Mama, Cólon e Reto e Colo de Útero. Para todos estes tipos, há ações possíveis para prevenção e também detecção precoce. Lembrando que, quando falamos em câncer, falamos numa doença que é multifatorial, ou seja, ela provém de diferentes fatores, como fatores genéticos, sedentarismo, exposição a fatores de risco. Para o câncer de mama e de colo de útero, por exemplo, ser mulher já é um fator de risco, entretanto, existem muitos outros que se pode evitar, como o sedentarismo, tabagismo, peso corporal, entre outros. Também, quando falamos em câncer, de qualquer tipo, o diagnóstico precoce vai ser fundamental para um bom prognóstico.

O que queremos é alertar as mulheres, que neste mês de março, se amem ainda mais! Prestem atenção ao seu corpo, faça o autoexame das mamas e visite seu médico com frequência. Esteja atenta a alterações e não sinta medo ou vergonha de questionar, afinal, as mulheres já quebraram tantas barreiras, não podem descuidar de sua saúde. 

Aapecan Lajeado em números: Dos nossos 230 usuários cadastrados e ativos, cerca de 64% são mulheres, e destas, 78% receberam o diagnóstico de câncer de Mama, Cólon e Reto ou de Colo de Útero. Isso reforça os dados sobre os tipos mais frequentes, dando indícios quanto ao cuidado e prevenção que se deve ter em relação à saúde.

Câncer de mama: Prevenção - Não ser sedentária; manter uma alimentação saudável, evitar tabaco e uso de bebidas alcoólicas, manter peso adequado, amamentar. Diagnóstico precoce - autoexame, mamografia e ecografia.

Câncer de Cólon e Reto: Prevenção - alimentação saudável, peso adequado, evitar o tabagismo. Diagnóstico precoce: Exame de sangue oculto nas fezes e colonoscopia. 

Câncer de colo de útero: Prevenção ao contágio do HPV. Diagnóstico precoce: através do exame de pré-câncer/Papanicolau.

Esteja atenta a seu corpo, e qualquer alteração não esperada, converse com seu médico ou com um profissional de saúde. Se você tem algum histórico familiar, vale uma atenção extra.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doação de agasalhos

O Núcleo Acadêmico do Simers e o Hub de solidariedade, em parceria com o Diretório Acadêmico da Universidade de Santa Cruz do Sul, entre os ...